Com o slogan “Sejamos melhores, juntos – Para o planeta e as pessoas”, os jogos olímpicos de Tóquio têm desde o início a proposta de produzir a olimpíada mais sustentável da história. De acordo com a organização do evento, a meta é reciclar 65% de todos os resíduos gerados e a dar novo uso a 99% dos itens adquiridos exclusivamente para os jogos. Confira algumas ações sustentáveis:
- CAMAS DE PAPELÃO: Foram produzidas 26 mil camas de papelão para os atletas e a comissão de profissionais. As camas possuem colchões de polietileno, composto químico reciclável.
- UNIFORME DE GARRAFA PET: As camisetas, shorts e calças dos integrantes que irão carregar a tocha olímpica foram confeccionados com plásticos coletados pela Coca-Cola.
- TOCHA OLÍMPICA: A tocha foi produzida com 30% de resíduos de alumínio.
- TRANSPORTE SEM EMISSÃO: Para o deslocamento na vila olímpica, são disponibilizados veículos elétricos e autônomos que vão circular pelo percurso interno. O embarque é rápido e fácil, no e-Palette, da Toyota, e pode ser feito por qualquer pessoa. Inclusive, toda a vila olímpica é acessível e facilitada para todas as deficiências.
- PÓDIO VENCEDORES: Os pódios são de plástico reciclado impressos em impressoras 3D. O material foi doado pela população e recuperado dos oceanos. Depois do evento boa parte deles será doada e outra parte se converterá em recipientes de detergente e xampu.
- MEDALHAS VALIOSAS PARA O PLANETA: Metais preciosos recuperados de mais de 6 milhões de telefones celulares descartados foram derretidos para confeccionar as 5 mil medalhas, reutilizando ouro, prata e bronze, presentes em componentes como as placas de circuito.
Que este seja apenas o início de uma história mais sustentável para o nosso planeta!