Estar no lugar certo é uma vantagem valiosa para uma empresa varejista, prestadora de serviços ou franquia. Afinal, o ponto comercial é a referência que as pessoas têm para chegar até você. Veja alguns principais pontos que devem ser avaliados:
Qual valor posso pagar?
O valor do aluguel, condomínio, IPTU, taxas, e outros, não pode ultrapassar 20% do faturamento da empresa. O valor é muito importante, mas não é o único ponto a ser considerado.
Qual a estrutura física necessária?
Definir o tamanho mínimo necessário da loja ou sala, com depósito, escritório, banheiros, provadores, recepção, ou seja, toda a estrutura necessária. A correta definição da estrutura ajuda na locação e reduz custo com reformas ou mudanças.
Qual a melhor localização?
Local com estacionamento próximo, alto fluxo de pessoas, com acesso a transporte público, em bairro residencial ou comercial, são pontos a ser analisados. Também, concorrência próxima, visibilidade ou obstáculos visuais e de acesso ao local podem interferir.
Quanto gastar com reformas?
Esse ponto é muito importante, pois se o valor for alto vai descapitalizar a empresa e prejudicar a reposição ou aumento de estoque, por exemplo. Ou ainda, terá que ser tomado empréstimo, o que além de pagar aluguel teremos uma prestação alta para pagar. O equilíbrio financeiro é muito importante.
Por que esse ponto comercial?
O que a empresa ganha por trocar de endereço ou então, iniciar o negócio neste local? Você gostaria de trabalhar neste local, neste bairro, fazer este trajeto todos os dias? E seus clientes, estariam satisfeitos?
Nesta etapa você tem que tomar uma decisão!
Qual o melhor ponto comercial? A melhor forma de decidir é em conjunto com seu sócio, família, contador, etc. Nunca sozinho ou com pressa por pressão do proprietário do imóvel. Seja racional. Atribua os pontos positivos e negativos de cada item acima para cada imóvel que você visitou. E na dúvida, continue procurando.