Empreendedorismo feminino é todo negócio ou projeto em que as mulheres são as protagonistas, seja como idealizadoras ou na atuação em cargos de alta liderança.
E o empreendedorismo feminino é uma das principais respostas para as mudanças que acontecem em nossa sociedade, com a mulher assumindo posições que antes não ocupava e, embora o Brasil seja o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras, segundo dados do Sebrae, os desafios ainda são inúmeros como, por exemplo, o preconceito e até mesmo falta de crédito e incentivo por parte de investidores.
Mas existem também vários dados para comemorarmos e exemplos de mulheres que são inspiração para aquelas que sonham em tirar uma ideia do papel, além dos diversos fatores pelos quais o empreendedorismo feminino é importante, como:
• Estudos realizados pelo Mckinsey Global Institute, a promoção de igualdade de condições de trabalho seria capaz de promover um salto de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou seja, a participação das mulheres no mercado gera ainda mais crescimento econômico, qualidade e inovação para o país.
• Do ponto de vista social, a presença de mulheres empreendedoras também contribui para reduzir diferenças de oportunidade de crescimento e desigualdades salariais.
Toda empreendedora tem a sua história. Todas tem o seu DAY ONE, o seu primeiro dia. Empreender exige muita determinação, garra, resiliência e visão. Empreender é viver em uma montanha-russa e se manter sempre firme.
E se não está sendo fácil pra ti, saiba que não é pra ninguém. Nossa dica para você empreendedora: trabalho, constância e coragem. Vá sempre à procura do sim, o não você já tem.
Um dia você vai chegar onde almeja.