Desde a copa de 1998 a Seleção Brasileira veste camisas patrocinadas pela Nike e neste ano a gigante do esporte usou de toda a sua tecnologia. Inspirada no uniforme brasileiro da Copa de 1970, a amarelinha agora é feita apenas com material reciclado de garrafas plásticas de água e refrigerante, sendo que para cada camisa foram usadas oito garrafas recicláveis.
Essa ação reduz a emissão de carbono em até 30% em comparação com o material tradicional, além de ajudar a desviar, anualmente, cerca de 1 bilhão de garrafas plásticas em aterros sanitários.
O design, porém, não será aplicado apenas às camisas de jogo, mas também aos uniformes de treino, às camisas pré-jogo, às jaquetas para o momento da execução do hino e às coleções para torcedores. Pela primeira vez na história da parceria entre Nike e CBF, mais de 75% das peças serão feitas de maneira ecológica.
E tem mais: as vendas de uniformes ajudarão também a Associação Onçafari. Instituto com 11 anos de existência que busca preservar a biodiversidade e monitorar e proteger a onça-pintada, um animal que é símbolo brasileiro. Pelos próximos três anos, o compromisso da patrocinadora da Seleção Brasileira com a entidade irá viabilizar o monitoramento em quatro biomas diferentes, contando, é claro, com a Amazônia.