A inovação é o tipo de ar que todo empreendedor respira diariamente e o Real Digital veio para somar.
Como o próprio nome já diz, o Real Digital será a primeira moeda virtual oficial do Brasil. Trata-se de uma extensão das tradicionais cédulas físicas de dinheiro, mas será transacionada exclusivamente no ambiente digital.
Anunciado pelo Banco Central, a fase ainda é de testes e será utilizada para verificar os benefícios. A previsão de conclusão é em dezembro/2023.
Ainda segundo o coordenador da iniciativa, a plataforma chamada de “Piloto RD” será destinada para serviços financeiros em geral, sendo mais abrangente do que o próprio PIX.
O Real Digital tem como principais objetivos diminuir os custos de operações bancárias – como a emissão de papel-moeda – e ampliar o contingente de pessoas no mercado financeiro. O foco são os “consumidores conectados ao mundo digital”, segundo o Banco Central.
Ainda, segundo o Banco Central, além dos recursos do Real Digital, continuarão disponíveis aos cidadãos os mecanismos tradicionais de movimentação de dinheiro, como pagamentos e transferências em geral, incluindo o Pix, além de saques em dinheiro físico.